O que é JAD?
- Tradicionalmente,JAD tem sido um método utilizado por profissionais de processamento de dados e usuários para definiçao de requisitos de sistemas.
- Por isso o nome JAD - Joint Application Design(ou Development).
- Atualmente,o JAD tem sido um método utilizado por todos que desejam trabalhar em projetos,sejam da área de informática ou não,ou que queiram tomar decisões que afetem múltiplas áreas da organização.
- O conceito de JAD surgiu na IBM em 1977,e entrou no Brasil na década de 80,mas só começou a ser utilizado efetivamente,após alguns nomes de "peso" na análise de sistemas avalizarem tal metodologia.
Como os sistemas são projetados?
Abordagem Tradicional
- Um conjunto de entrevistas individuais;
- Pessoas chaves não são facilmente encontradas;
- Terminologia pessoal e técnica;
- Comunicação lenta;
- Tempo de feedback muito demorado;
- O problema do "Nós x Eles";
- O problema do "Eu mudei de idéia..."
- O problema das visões separadas;
- O problema da "visão de túnel".
Abordagem com JAD
- Compromisso;
- Coesão do Grupo;
- Reuniões Produtivas;
- Papéis bem definidos;
- Processo de trabalho estruturado;
- Recursos visuais dinamizam o trabalho.
Integração com os clientes
- Informações corretas;
- Priorizar objetivos;
- Agilizar tomadas de decisão;
- Maximizar recursos humanos em atividades de reunião.
Integração: Clientes e projeto
- Contatos informais;
- Ciclo programado de reuniões;
- Apresentação periódica dos resultados do desenvolvimento do seu projeto;
- Delegação para obtenção de co-responsabilidade de aprovação;
- Construção conjunta de modelos e protótipos;
- Elaboração conjunta de documentos de aceite/aprovação de fases do ciclo de vida do desenvolvimento da aplicação.
O cliente quando é integrado ao projeto,
Sente-se responsável e contribui para o sucesso do mesmo.
Técnicas:Integração Cliente-Fornecedor
- Dinâmica de Grupo;
- Técnica de condução de reuniões;
- Brainstorming;
- Técnicas de acompanhamento de projetos.
Planejando o Levantamento
Quem deve participar do levantamento?
- Faz parte do planejamento,a alocação das pessoas as reuniões.Essa alocação deve convocar um número ideal de usuários que conheçam os detalhes de aplicação.Também devem ser convocados aqueles usuários que tenham poder de decisão.
- Da parte dos analistas,esses devem estar em número suficiente para obter as informações necessárias para o levantamento (ao menos dois).
- Além disso,havendo vários analistas,os diversos pontos de vista sobre o desenvolvimento da aplicação poderão ser discutidos.
- Convoque apenas as pessoas certas.Muita gente não significa muita Eficiência.
